Buscar
  • Muriel Albuquerque

Reestruturação financeira: saiba como usar o crédito com imóvel em garantia.



Existem vários tipos de empréstimos para que os brasileiros consigam escolher a melhor alternativa de acordo com as suas condições. Entre eles, está o com garantia de imóvel que serve para a obtenção de montantes mais elevados e que oferece vários benefícios. O processo é rápido, mas o solicitante precisa fazer uma análise minuciosa de suas finanças.


Neste post, explicaremos o que significa reestruturação financeira, além de abordar a importância dessa prática para a saúde e organização das finanças. Por outro lado, mostraremos como funciona o crédito com imóvel em garantia, as vantagens desse tipo de empréstimo, as taxas, os prazos e as parcelas decrescentes. Também vamos oferecer dicas sobre estratégias e investimentos.

O que significa crédito com imóvel em garantia?

O crédito com imóvel em garantia utilizado pelo proprietário para a reestruturação financeira de negócios é uma transação chamada de refinanciamento imobiliário ou alienação fiduciária.

Por meio dela, os interessados solicitam empréstimo nas instituições que fornecem empréstimos e colocam o seu apartamento ou casa para garantir o pagamento da dívida. Essa atitude concede segurança para os bancos e financiadoras.

Já a reestruturação é uma prática muito importante e essencial para a saúde financeira de todos. Trata-se de um processo executado para estruturar o capital das pessoas físicas e jurídicas com um controle contábil e financeiro em determinadas situações. A estratégia garante a sustentabilidade de muitos que encontram dificuldade em sua gestão de gastos e custos.

Como funciona o crédito com imóvel em garantia?

Agora vamos falar um pouco sobre o funcionamento do crédito com garantia de imóvel. Depois que os valores são creditados, a propriedade do imóvel é transmitida para a instituição financeira até que o empréstimo seja completamente quitado. Caso contrário, o titular do financiamento poderá perder a sua casa ou apartamento.


Oferece créditos maiores

Ao optar pela modalidade com imóvel em garantia, o solicitante pode receber valores que chegam até 50% do valor da propriedade imobiliária. Isso é interessante porque empréstimos pessoais oferecem limites bem menores e que não atendem às necessidades de reestruturação financeira dos negócios. Dessa forma, o crédito imobiliário pode até ser maior.


Não exige a comprovação de renda

Não é necessário comprovar os rendimentos e nem demonstrar que terá condições financeiras para pagar a dívida. O imóvel já é a garantia de que a instituição financiadora vai receber e que o contratante vai pagar as parcelas do empréstimo em dia. A burocracia é bem menor e o acesso aos valores é facilitado se os documentos do bem estiverem em dia.

Realiza uma avaliação do imóvel

Há empresas credenciadas que fazem as avaliações a pedido dos bancos e das financeiras nos imóveis que pertencem a pessoas físicas. Os profissionais especializados averiguam as condições da propriedade e definem o seu valor de mercado para que a instituição fornecedora do crédito tenha segurança ao conceder os valores requisitados.

Analisa os possíveis riscos relacionados

Existem alguns riscos de dar um imóvel como garantia de pagamento de uma dívida. Caso o contratante solicite um valor que esteja acima de sua possibilidade de pagamento, poderá haver inadimplência. Em virtude disso, os imóveis são leiloados para evitar a falência dos bancos. As parcelas não podem ser ignoradas devido ao risco de alienação que elas sofrem.

A instituição bancária, diante do atraso dos pagamentos, pode requerer junto ao cartório o recolhimento do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), materializar a propriedade e encaminhar os leilões para a quitação dos débitos. Não precisará entrar na Justiça para realizar esses procedimentos. Outra questão muito importante é sempre fazer o pagamento das taxas de avaliação quando o crédito for aprovado.

Quais são as vantagens desse tipo de empréstimo?

O dono não precisa desocupar o imóvel para solicitá-lo. Ele continuará morando no seu apartamento ou casa e pagará apenas o valor do empréstimo, que é menor do que o preço de uma locação. Além do mais, não precisará justificar o que vai fazer com o dinheiro emprestado. Veja a seguir outras vantagens do empréstimo com garantia de imóvel!


Maiores prazos

Nas outras modalidades de empréstimo, o prazo para o pagamento é mais curto. Portanto, se desejar ter prazos maiores, o crédito com imóvel em garantia é a opção mais vantajosa. Consequentemente, você receberá propostas mais amigáveis e terá mais tempo para fazer de forma tranquila a sua reestruturação financeira.

Menores taxas

As instituições financeiras ou bancárias cobram taxas mais baratas quando fornecem crédito com imóvel em garantia. O percentual dos juros dos empréstimos pessoais, cartão de crédito e cheque especial costuma ser mais alto se comparado a outros. Isso ocorre por que a inadimplência é improvável por causa do valor do patrimônio envolvido na operação.


Prestações decrescentes

As prestações são decrescentes no empréstimo com garantia de imóvel. Esse fator ajuda o consumidor a fazer o seu planejamento financeiro, pois sabe até qual será a limitação das parcelas. É claro que a forma de amortização das dívidas é importante para os contratantes e instituições contratadas, mas apenas se o valor pago mensalmente é reduzido com o passar do tempo.


Solicitação online

Várias instituições oferecem a opção de fazer a solicitação online do crédito com garantia de imóvel. Os procedimentos são mais ágeis, os documentos são enviados e o valor é liberado após a análise. Um processo burocrático atrapalha os planejamentos de quem precisa do dinheiro com urgência. Porém, isso não acontece nessa modalidade.


Permanência no imóvel

Caso você escolha esse tipo de crédito, não precisará deixar o seu lar e nem pagar qualquer valor para morar no imóvel. O que acontece é que haverá o risco de perder o bem se a dívida não for paga pelo devedor. Mas fique tranquilo, a sua família poderá morar na residência, mesmo que a propriedade tenha mudado para o banco.

Como usar esse crédito para se reestruturar financeiramente?

A reestruturação financeira depende de uma boa análise das finanças da empresa, a qual considera fatores internos e externos. Após a identificação de ameaças ou falhas, é possível usar o crédito com imóvel em garantia para reestruturar as suas contas ou negócios. Entenda.


Quitar as dívidas

O dinheiro do empréstimo poderá ser útil para quitar dívidas anteriores que ficaram pendentes por algum motivo e atrapalham o desenvolvimento de novos planos. Caso você prefira, poderá utilizar os valores para investir no mercado imobiliário e obter retorno financeiro. É possível usar a quantia para comprar outro imóvel e usar a verba do aluguel para pagar a dívida.


Criar um fundo de reserva

O empréstimo também pode ser usado para reformar ou construir edificações e valorizar ainda mais o patrimônio. Outra possibilidade é fazer um fundo de reserva que ficará à disposição em caso de adversidades futuras, doenças ou acidentes, por exemplo. Como você pode ver, o credito com garantia de imóvel será destinado conforme as suas expectativas e anseios.


Reestruturar os negócios

O crédito com imóvel em garantia pode ser usado para ajustar a estrutura do capital das empresas, garantir a sua sobrevivência no mercado e a superação das dificuldades financeiras. A prática possibilita a transformação de modo profundo e permite que as obrigações sejam cumpridas em dia.


Portanto, o empréstimo com juros mais baixos, em várias ocasiões, pode ser essencial para a saúde de um negócio que enfrenta desafios. Os recursos podem ser investidos para suprir as necessidades da empresa e dos colaboradores após a realização de um planejamento em curto, médio e longo prazo. Momentos difíceis e impactos são reduzidos pela prática.


Recuperar as finanças da empresa

A modalidade de empréstimo serve ainda para reorganizar as finanças de uma empresa. Manter o setor financeiro em ordem é indispensável para o desenvolvimento de todas as empresas. Por isso, os gestores podem fazer mudanças ou agregar valor ao negócio e aos clientes investindo na criação de processos mais eficientes.

Para saber onde os valores devem ser investidos, o indivíduo deverá analisar as posses e os bens que geram rendimentos ou custos, os produtos, os contratos, entre outros pontos. O fluxo de caixa e os processos também podem ser avaliados para a elaboração de um diagnóstico operacional e financeiro. Ao acessar os valores, será possível realizar ajustes estratégicos imediatos.


Evitar a falência

Com o dinheiro em mãos, é possível tomar decisões importantes para proteger o patrimônio. A reestruturação financeira do negócio é crucial para eliminar qualquer chance de falência pela falta de recursos. Em épocas de crise, o empréstimo é fundamental para evitar os impactos negativos causados pela economia. A falta de capital de giro pode levar à falência.

Por outro lado, o gestor pode utilizar o crédito para encontrar alternativas que elevem o lucro dos serviços prestados aos consumidores. Existem muitas possibilidades para melhorar o desempenho de uma empresa, basta conhecer as fontes de entrada e saída de recursos. Além disso, é relevante analisar os gargalos, retrabalhos e processos complicados.


Reduzir os custos

O montante poderá ser usado para diminuir gastos corporativos constantes. Mas os cortes devem ser feitos de maneira inteligente e não indiscriminada. O indivíduo pode adquirir equipamentos econômicos ou tecnologias que agilizem as tarefas, ou realizar alterações na iluminação para economizar energia elétrica. Outra ideia interessante é investir no trabalho remoto ou no home office.


Quais são os próximos passos depois da reestruturação financeira?

É importante organizar o orçamento antes de fazer esse tipo de investimento que exige a quitação total da dívida para que o imóvel permaneça com o seu dono. Entretanto, se você estiver a procura de uma oportunidade para resolver as suas dificuldades financeiras, esse é o momento certo para fazer empréstimo. Os juros bancários estão mais baixos e as possibilidades são benéficas. Veja!


Educação financeira

Realizada a reestruturação financeira, o titular do empréstimo terá que manter a organização das finanças para não correr o risco de contrair novas dívidas. Para evitar novos problemas com dinheiro, invista em educação, com cursos ou palestras que ensinam a manter as contas organizadas. Evite, ainda, utilizar cartão de crédito caso não consiga ter um bom controle de seus gastos.


Revisão de procedimentos

Após a restruturação financeira, será possível utilizar o crédito com garantia de imóvel para realizar outras reestruturações em seu negócio. O próximo passo é reestruturar as estratégias de vendas, revisando os procedimentos realizados pela equipe ou pelo profissional responsável para fazer uma adequação de acordo com o mercado.

A empresa precisa analisar os canais de comunicação, as formas de entrega, o atendimento ao público, as negociações online, entre outros fatores. A avaliação dos resultados e a análise do cumprimento das metas não devem ser negligenciadas. Ao identificar problemas externos ou internos, deve-se buscar uma solução para melhorar os pontos fracos.


Organização dos colaboradores

Caso você conte com vários colaboradores, poderá reestruturar as equipes e as responsabilidades dos profissionais. Assim que for definido o papel de cada um, conforme as suas competências e habilidades, é possível planejar a capacitação dos envolvidos para que eles apresentem melhor desempenho em suas rotinas.


Identificação de novas oportunidades

Os empreendimentos precisam inovar, identificar novas oportunidades, analisar as exigências do público e atender aos seus anseios. Desse modo, o crédito pode ser investido em marketing de conteúdo. Ele é feito pelas redes sociais, em ferramentas ou soluções inovadoras, promovendo conteúdo relevante e informativo aos seus leitores.


Análise dos contratos

Analise cada contrato pendente para averiguar se é interessante quitá-los com o valor obtido pelo empréstimo. Após a reestruturação financeira, será possível encontrar diversas alternativas para promover melhorias em seus negócios. Por exemplo, as contratações anteriores podem ser substituídas por outras parcerias para garantir o sucesso das atividades.

Entendeu o que é reestruturação financeira e como pode usar o crédito com imóvel em garantia para organizar as finanças? Saiba que é muito importante considerar a chance de fazer essa transação com quem realmente entende do assunto e seja de confiança.

A CrediPronto é a uma das empresas mais indicadas para quem deseja fazer um financiamento imobiliário no Brasil. Gostaria de mais informações sobre credito com garantia de imóvel? Então acesse agora mesmo o nosso site e confira todas as possibilidades!


Fonte: Credipronto.


#florianopolis #venda #mmimoveis #noticias #noticiasmmdesde2007 #mmimoveis13anos #informativo #mercadoimobiliario

153 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo