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  • Leandro Mariano

Você sabe qual o valor para fazer a escritura de um imóvel?



Comprar um imóvel nunca se trata apenas do valor total da casa ou do apartamento em negociação. Outros pontos, como reformas, mobília, decoração e até mesmo a documentação também tem que ser levado em consideração. E por falar nela, você sabe quanto custa a escritura de um imóvel? Este é um fator super importante que muitas pessoas ainda não dão o devido valor. Na seqüência deste texto que preparamos para você, nós explicamos o que é escritura, mostramos os documentos necessários para se fazer uma e te contamos quanto custa a escritura de um imóvel. O que é escritura? A escritura é o documento resultante de um processo realizado logo depois da assinatura do contrato de compra e venda do imóvel. É este documento que valida, efetivamente, que o imóvel foi adquirido pelo comprador. Ela pode ser desenvolvida em dois locais diferentes, podendo ser tanto o Cartório Tabelionato quanto o banco onde o imóvel foi financiado (caso tenha sido o caso), visto que o contrato de financiamento também vale como escritura. Várias são as descrições escritas por um tabelião, profissional responsável, em uma escritura. Informações como as condições do imóvel no momento da negociação, os dados dos compradores e vendedores, o valor do imóvel, a forma de pagamento e até mesmo a data de entrega das chaves do apartamento. Para finalizar, para que a escritura seja feita, é preciso que tanto os compradores quanto os vendedores possuam alguns documentos. No caso do comprador, ele deve ter RG e CPF (se for casado, do cônjuge também), certidão de nascimento ou casamento atualizada e comprovante de endereço da residência atual. Já a construtora, deverá possuir a inscrição no CNPJ, a certidão simplificada da junta comercial, certidão negativa de tributos federais e municipais, matrícula do imóvel atualizada e certidão de cadastro no município. Quanto custa a escritura de um imóvel? “E por que é tão importante assim saber mais a respeito da escritura de um imóvel?”, você deve estar se perguntando. Porque o processo não é barato! Para aqueles que não sabem qual o valor de uma escritura de um imóvel, por exemplo, o valor total pode fazer grande diferença na negociação. Os gastos totais com o cartório incluem alguns tributos, como listamos abaixo: • ITBI: 2% do valor total do imóvel*; • FRJ: 0,3% do valor total do imóvel*; • Cartório: 1.618,00 + 14,00*; • Registro: R$ 1.602,00 + 5,60*. Para se ter uma noção um pouco mais real do valor que estamos falando, um cálculo básico mostra que, para um imóvel de R$ 350.000,00, o valor da escritura pode chegar a quase R$ 11.289,60. Em caso de uma negociação através de financiamento bancário, o valor da documentação é menor. Isso mostra como a escritura é, sim, um fator super importante na hora da negociação. *Valores referentes ao Estado de Santa Catarina Texto: Leandro Mariano #escriturapública #valor #documentação #imóvel #imobiliáriaMMimóveis #MMimóveis



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